O que é um FUNIL DE VENDAS?

O que é um FUNIL DE VENDAS?

Como funciona um funil de vendas que nada mais é do que uma estratégia para atrair clientes, que vai fazer vender mais para as pessoas certas no momento certo.

Vou dar um exemplo vamos começar com uma venda.

Imagine que você precisa comprar um celular novo mas ainda não estar muito por dentro das novidades do mercado, então você vai ter que ir a uma loja dar uma olhada nos modelos, mas dispensa a ajuda do vendedor.

Aí você fala que só está dando uma olhadinha e depois você volta pra casa e você vai pesquisar na internet aqueles modelos que mais chamaram a atenção na loja.  Então você procura saber qual o celular tem a melhor câmera, assisti vídeos que comparam a performance de celulares, olha qual tenha melhor memória interna, dá uma olhada na variação de preço dos modelos e então depois você vai ter muito mais conhecimento e segurança para escolher o celular que você quer e decidir aonde você vai comprar.

E então você volta lá na loja e agora você procura um vendedor que você tinha dispensado e a ele e pergunta quais cores de celular ele tem para vender, se ele pode dar um desconto em parcela no cartão de crédito, quais planos de tarifa internet operadora tem por aí vai.

Se o vendedor lhe oferecer condições vantajosas para comprar celular você provavelmente vai comprar naquele momento, então se você já passou por um processo de compra parecido com esse você já sabe que é um funil de vendas.

Agora explicando de maneira um pouco mais técnica o funil de vendas é um conjunto de etapas que representa jornada do cliente, desde o momento em que ele detecta um problema para ser resolvido, até quando ele compra um produto ou serviço para solucionar esse problema.

Naquele exemplo do celular o problema que você detecta que você precisava de um celular, aí depois de pesquisar durante algum tempo você finalmente decidiu comprar o celular que pareceu melhor, esse processo é sua jornada de cliente e durante essa jornada você passou por um funil de vendas.

O funil de vendas costumam ser dividido em três camadas topo de funil meio de funil e fundo de funil, ele tem esse nome de funil porque nem todas as pessoas que começam a jornada do cliente entrando aqui no topo chegam até o fundo que é a concretização da compra, ou seja, do ponto de vista do vendedor de celulares por exemplo nem todo mundo que entrar na loja dele procurando um celular vai comprar naquele momento.

O fato de nem todos chegarem ao fundo do funil e efetivarem a compra é absolutamente normal e cabe ao empreendedor seja de produto ou serviço e também de produtos digitais conhecer muito bem seu público-alvo, sabendo de seus desejos e conhecendo principalmente quais são as objeções de seu possível cliente para comprar o seu produto/serviço. Sabendo disso, você conseguirá uma maior conversão em vendas.

Tags :

Gostou? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Posts Recentes

Quer uma Consultoria Gratuita?

Solicite um diagnóstico da Empresa Gratuitamente. Em uma conversa com nosso especialista, você já poderá enxergar com maior clareza o seu posicionamento online e o que seu negócio precisa.

 
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.